No ano passado, a S&P colocou a nota brasileira no nível BBB, apenas um degrau acima do patamar em que os títulos emitidos pelo país recebem a classificação de investimento especulativo, sem garantia de retorno.
Diferentemente do cenário desfavorável na economia, a Paraíba vem acumulando índices positivos em diversos segmentos. De acordo com o levantamento, em 2014 os números dos setores indústria, comércio, serviços e mercado de trabalho mostraram que o Estado segue uma tendência de fortalecimento e consolidação de uma das economias que mais se desenvolvem na região Nordeste.
Para se ter uma ideia, o crescimento da atividade industrial no Estado, por exemplo, alcançou 4,4%, superando de longe o patamar registrado pela média regional (-0,2%) e nacional (-3,2%). Os números também mostram que as empresas cresceram 12,2%, enquanto que oferta de empregos subiu 12,5%.
Buscando manter o ritmo de crescimento, o governo da Paraíba vem investindo para melhorar a malha viária do Estado, a exemplo da construção de mais de 2,4 mil quilômetros de estradas e do Canal Acauã-Araçagi, que recebe investimentos de R$ 1 bilhão.
Santa Rita 1 e Mais Pb