ÚLTIMAS NOTÍCIAS
latest

Esquema de segurança do Enem contará com 1.200 policiais na Paraíba

SIGA-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

Um efetivo de 1.200 policiais militares fará a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem)  no sábado (26) e domingo (27) na Paraíba. Os detalhes do esquema foram divulgados nesta  quarta-feira (23) pela Polícia Militar. O trabalho terá início ainda na sexta-feira (25) com a escolta dos malotes de provas que deixarão os batalhões do Exército em João Pessoa e Campina Grande com destino aos locais de provas.
No total, 187.321 candidatos se inscreveram para fazer o Enem na Paraíbaxx, o número é 32% maior do que o quantitativo de 2012. A prova será aplicada em 417 locais em 45 municípios da Paraíba.
O coordenador de Planejamento Operacional da PM e supervisor da operação do Enem, tenente coronel Onivan Elias, explicou que além das escoltas no trânsito das provas - do Exército para as agências dos Correios e destas para os locais de provas - a PM também vai reforçar o policiamento no entorno da realização do exame, para isso serão utilizados 150 carros.  
“A nossa primeira missão é fazer a segurança das provas e dos gabaritos, a segunda missão é fazer a segurança dos locais e, se houver uma solicitação de algum coordenador de prova, a PM está pronta para fazer a intervenção”, disse Onivan. O oficial ressaltou que um momento crítico da segurança é o fechamento dos portões, pois existe a possibilidade de candidatos atrasados entrarem em atrito com coordenadores de prova. “Uma dica da Polícia Militar é que os candidatos façam o reconhecimento do local de prova, para que não haja perda de tempo”, pontuou.
A Polícia Militar informou ainda que neste ano será instalado um Centro de Comando e Controle para o monitoramento das ocorrências envolvendo o Enem. A unidade funcionará na sede do Comando Geral em João Pessoa.
Em 2013 o efetivo da Polícia Militar é maior do que o de 2012, quando foram utilizados 1.000 policiais. O aumento ocorreu em função do maior número de locais de provas, que subiu de 276 para 417.  “Não haverá solução de continuidade do nosso serviço ordinário, o atendimento de emergência através do 190 nas 223 cidades não será afetado. É um efetivo extra dedicado a Operação Enem 2013”, destacou o coronel Onivan Elias. Ele ressaltou ainda que o trabalho de segurança para a prova só fica atrás, em tamanho, do planejamento para eleição, carnaval e  São João.

Deixe um Comentário

« PREV
NEXT »