A apresentação acontecerá no dia 19/12/2021, às 18h:30, na frente da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Popular na Cidade de Santa Rita. A realização é da ONG Pro Dia Nascer Feliz em Parceira com o Centro Social Urbano Francisco Leocádio R. Coutinho e tem produção assinada por Adriano Araújo. O espetáculo será ao ar livre e seguirá protocolo de segurança no combate a pandemia da covid 19. Uso obrigatório de máscara e álcool 70 ou em gel e apresentação do cartão de vacinação.
O texto tem na sua adaptação o ator, diretor e arte/educador Tony Rodrigues que faz uma releitura de algumas passagens bíblicas que narram a história do nascimento do Jesus a partir da anunciação do Anjo Gabriel em pleno festejos da Lapinha, onde se inicia diálogos e cantorias entre a Mestra do Cordão encarnado e a Contra-mestra do Cordão Azul. Para o diretor cênico Adriano Araújo: A ideia principal do espetáculo é mostrar José e Maria como pessoas comuns que viveram em comunidade, assim como Jesus que lutou contra as desigualdades sociais, a mentira (fake news), a negação e a violência “Trazer as manifestações populares para contação da história milenar do natal em forma de espetáculo, é dar vida e luz as memórias e vivências existentes no meio povo”.
Mesmo sendo uma história vivida há milhões de anos, atualmente vivemos em nosso país cenas da vida real que podemos assimilar a realidade dos tempos de Jesus. Em tempos de pandemia, torna-se um ato de superação e resistência em se manter viva a força de um teatro popular como didática para entender aos fatos diante de tantas vidas que se foram tiradas pelo vírus da covid 19.
O Elenco é composto por 60 (sessenta) pessoas acima dos 60 (sessenta) anos de idade.
O grupo existe desde 2005, mantem tradição em contar a história do nascimento do Menino Jesus, trazendo a cada montagem uma linguagem popular que facilita a interação com a plateia, além da inclusão de pessoas com deficiência no elenco.
Composição Cênica e Ficha Técnica
O espetáculo tem em sua composição cênica a mistura das expressões artísticas como a dança, o canto e a encenação, duração de 50 minutos, provocando a interação entre a plateia e os atores. Tem a direção musical do maestro premiado e professor de música Sadraque Barreto, juntos com alunos da Orquestra do CEFEC. A captação de áudio aconteceu no estúdio do CEFEC tendo como operador Danilo Silva e a gravação das vozes e remasterização foi realizada por Aladdim Pereira. A Arte/Educadora, coordenadora do Grupo Flores Belas e diretora do CSU – Francisco Leocádio R. Coutinho Luiza Flores assina a concepção e confecção dos figurinos e adereços, fotografia de Luiz Carlos F. Marques e direção e produção por Adriano Araújo.
Contatos: (83) 996884669 – addriano@outlook.com