ÚLTIMAS NOTÍCIAS
latest

Panta anuncia construção de hospital infantil, mas no Diário Oficial consta um Pronto Atendimento

SIGA-NOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM


O prefeito institucional do município de Santa Rita, médico Emerson Panta, fez a festa na noite desta quarta-feira, 11, com direito à Banda Tuareg´s e com a benção do Padre Puan Ramos, em plena praça pública, para a assinatura da construção do Hospital Infantil daquele município, um sonho daquela população e uma necessidade básica para a área de saúde pediátrica de qualquer cidade brasileira.
Mas, segundo consta no Diário Oficial, o prefeito pretende em um prazo de 40 meses, gastar quase R$ 4 milhões (R$ 3 milhões 868 mil) para a construção de um Posto de Atendimento Infantil e não de um hospital infantil. É de se estranhar que um médico não saiba qual a diferença entre um posto de atendimento e um hospital infantil. 
Consta no Art. 14 da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2.077/14 (que dispõe sobre a normatização do funcionamento dos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência, bem como do dimensionamento da equipe médica e do sistema de trabalho), que o tempo máximo de permanência dos pacientes nos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência é de até 24h, após o qual ele deverá ter alta, ser internado ou transferido. E no Art. 15 diz que fica proibida a internação de pacientes nos Serviços Hospitalares de Urgência e Emergência.
Se o médico Emerson Panta não sabe, as unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. Ou seja, O Pronto Atendimento é destinado para ocorrências de baixa e média complexidade que não envolvam risco de morte ou de lesões irreversíveis.
Já o Hospital infantil deverá estar preparado para acolher os pacientes e suas famílias e realizar os mais diversos procedimentos, quer sejam de urgência ou eletivos. A unidade dispõe de duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação pós-anestésica com dois leitos, além de médicos 24 horas e diversas exigências feitas pelos conselhos de enfermagem e medicina estaduais e federais.
O que o gestor anunciou, conforme banner abaixo convocando para a “festa” da assinatura da Ordem de Serviço, é a construção de um hospital infantil. Mas na verdade o que será construído é um PAI (Pronto Atendimento Infantil). Como a população mais carente não entende bem qual a diferença, o prefeito, que é médico, tenta enganar mais uma vez a população trocando gato por lebre.

Fonte: FatosPB

Deixe um Comentário

« PREV
NEXT »