A proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, está sendo alvo de preocupação da Prefeitura de Santa Rita. Para ajudar no combate à infestação, a Secretaria de Saúde municipal deu início a mutirões nas comunidades para alertar a população. Nesta terça-feira (14), equipes estiveram durante todo o dia fazendo porta a porta em Várzea Nova, um dos bairros com risco de surto no município.
Além da visita de médico, enfermeiro, agentes comunitários e agentes de endemias, houve ainda a ação do carro fumacê com a aplicação do inseticida nos períodos da manhã e da tarde. Nas próximas semanas, a programação alcançará outras localidades.
Somente este ano, já foram notificados 126 casos de dengue e 02 de chikungunya em Santa Rita. Para evitar que esses números aumentem, os setores de Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental e Atenção Básica estão integrados nas ações de conscientização, já que a colaboração dos moradores é essencial para a eliminação dos focos do mosquito.~

Além das informações sobre os cuidados, a equipe também está orientando os usuários para que procurem sua unidade básica de saúde em caso de sintomas de uma dessas arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti. Quando confirmada a suspeita, os profissionais da unidade acionam a Secretaria de Saúde, que envia uma equipe para realizar o exame diagnóstico no próprio posto de saúde.