Devido a irregularidade na coleta de lixo a cidade de Santa Rita vem sofrendo com a empestação de moscas. Nós do Portal Santa Rita 1 Separamos algumas dicas que podem ajudar a diminuir a proliferação do inseto.
1 - Removendo chamarizes de moscas:
- Limpe a cozinha completamente. Remova todas as fontes de alimentação ou previna o acesso a alimentos que estejam fora da geladeira. As moscas ficarão sobrevoando a cozinha caso haja uma fonte de comida, então cubra bolos, biscoitos, frutas cortadas e qualquer outro alimento que não será utilizado imediatamente.
- Mantenha as rações de animais de estimação cobertas. Essas rações atrairão as moscas quando não houver mais comida no ambiente. Até mesmo as rações secas podem atrair moscas desesperadas, então mantenha os potinhos limpos, pois os pequenos farelos são suficientes para fazer a alegria desses insetos.
- Cubra todos os cestos de lixo. Qualquer lugar com resíduos fedidos é um chamariz para moscas. Tampe o cesto e, caso o odor dele seja muito forte, descarte-o imediatamente.
2 - Utilizando vinagre:
Coloque um pouco de vinagre de malte em uma panela. Ferva e aguarde as moscas irem embora. Fique atento para que o vinagre não ferva completamente, pois ele queima e deixa um odor forte.- Crie uma armadilha de vinagre. Siga as etapas:
1 - Encha metade de um jarro limpo com vinagre de maçã.
2 - Faça alguns furos, grandes o suficiente para que as moscas passem, na tampa do jarro.
3 - Rosqueie a tampa no jarro.
4 - Coloque o jarro onde as moscas estão.
5 - Aguarde a entrada das moscas. Elas não são inteligentes o suficiente para sair do jarro e o vinagre as matará. Troque o vinagre com frequência.
3 - Utilizando plantas para deter as moscas:
- Mantenha plantas que afastam as moscas naturalmente, como a hortelã, nas portas de entrada. Coloque-as em vasos grandes próximos das portas para criar uma barreira natural. Esse não é um método garantido, mas ele pode ajudar a afastar as moscas se utilizado em conjunto com as outras técnicas ensinadas.
- Caso haja moscas na cozinha, algumas folhas de hortelã ou de manjericão trituradas sobre o balcão podem afastá-las dos alimentos que estão sendo preparados.
- Outras plantas que podem funcionar bem incluem raminhos de alfazema, atanásia, poejo ou de arruda. Misture-as em um vaso. O óleo de rícino e as plantas de tomate também são conhecidas por afastarem as moscas. O abrótano, a fonte original do piretro, também pode ser utilizado como repelente. Coloque alguns ramos em um vaso com água e mantenha-o pela casa. O aroma da planta dura mesmo após sua morte, então mantenha os ramos secos no lugar.
4 - Atraindo as moscas para fora de casa
Tente desencorajar a visão das moscas de que sua casa é um local convidativo. Coloque armadilhas do lado de fora e torne o exterior um playground para elas. Siga as etapas:
1- Compre um saco de farinha de sangue em um centro de jardinagem.
2 - Derrame um pouco da farinha em um saco plástico grande e reutilizável.
3 - Feche o saco.
4 - Faça alguns furos no saco. Eles devem ser grandes o suficiente para a passagem das moscas, mas não grandes demais.
5 - Pendure o saco em uma árvore – escolha uma árvore meio distante de casa e longe das portas mais utilizadas. O conteúdo do saco começará a apodrecer e se tornará um grande atrativo para as moscas locais. Com sorte, elas se aglomerarão no saco e não entrarão na casa.
OBS.: Cubra todos os lixos ao ar livre. Não atraia mais moscas do que seu espaço merece. Do mesmo modo, cubra qualquer coisa que esteja apodrecendo, como fertilizantes e compostagens.
5 - Capturando moscas em uma corda:
Uma corda apanhadora de moscas também pode ser um outro método eficaz de se livrar de moscas isoladas pela casa.1 - Compre um óleo essencial de aroeira. Você também precisará de um pedaço de resina, de óleo de girassol e, é claro, de um pedaço de corda com cerca de 50 cm de comprimento.
2 - Coloque a resina em uma caçarola. Cubra-a com água e ferva-a até derreter a resina. Apague o fogo e deixe resfriar levemente.
3 - Adicione óleo de girassol. Adicione cerca de metade da quantidade de resina derretida e acrescente algumas gotas de óleo de aroeira.
4 - Mergulhe a corda na mistura e deixe-a de molho por uma hora.
5 - Remova a corda e pendure-a no teto ou no batente da porta onde as moscas costumam ficar. Elas serão atraídas pela mistura e ficarão presas. Substitua a corda quando ela ficar muito suja.
Ao utilizar alguns químicos tóxicos, lembre-se de ler a embalagem e seguir as instruções cuidadosamente. Pense duas vezes antes de utilizar qualquer coisa muito forte ou uma toxina conhecida – existem modos de se deter as moscas que não envolvem danos à sua saúde e eles devem ser testados antes. Lembre-se de que manter uma casa limpa e livre de alimentos e lixos expostos diminuirá as chances de transmissão de doenças drasticamente.
Evite utilizar produtos químicos matadores de insetos em ambientes onde bebês, idosos e pessoas com problemas imunológicos durmam. É melhor tomar cuidado para não evitar um problema respiratório ou piorar um problema de saúde existente.
Matéria originalmente publicada no Wikhow.