Rogai Santa Rita pelo teu povo
Cidade dos canaviais, do abacaxi e das águas minerais. Santa Rita de tantos nomes, mantém em sua essência a hospitalidade do seu povo e todo o amor pela cidade. Afinal foi aqui que nasceu a Paraíba, onde hoje é o distrito de Forte Velho, um dos lugares mais exuberantes do município. Lá aportaram os Portugueses em meados do século XVI, onde construíram os primeiros marcos da colonização da capitania da Paraíba.
Antiga aldeia dos índios Potiguaras, é o marco da colonização Paraibana, na qual Santa Rita é segundo maior núcleo de povoamento mais antigo do Estado e do Pais. Surgindo assim com a construção do engenho Del Rey e com a capela de São Sebastião, junto ao forte de mesmo nome em 1587, em terra dos índios Tibiris, no qual estes foram marcos iniciais para a formação do município.
Seu belo nome de Santa Rita se deu pelos Frades Italianos, que aqui construíram uma capela em devoção a Santa Rita de Cássia das causas impossíveis. Até hoje peregrinos e pagadores de promessas vem a cidade em busca de intercessão através da Santa. Em 1580 através de decreto, Santa Rita foi elevada a município e sua emancipação politica é comemorada no dia 19 de março.
Com população em torno de 128 mil habitantes e 727 km de território, localizada na região litorânea a 12 km da capital, com clima seco e húmido. Santa Rita se destaca por ser o terceiro maior colégio eleitoral do estado e também o terceiro polo industrial, com economia voltada para a agricultura, como também na indústria têxtil de roupas e calçados, além de derivados da cana-de-açúcar e da água mineral.
E o que falar de sua belíssima paisagem, quando a mesma é composta por reservas de mata atlântica entre árvores frutíferas e manguezais que exibem sua exuberância natural o que torna sua fauna e flora, sinônimos de conforto e beleza. Fazendo assim o município de destacar nos grandes roteiros turísticos da Paraíba, com destaque no ecoturismo, turismo de aventura e o turismo sacr-religioso.
Celeiro de heróis, ilustres filhos e grandes artistas. A cidade firma-se em um dos maiores cenários culturais do estado, predominando uma cultura rica vinda de seu povo, nas mais diversas referenciais culturais. Sua gente hospitaleira e cheia de fé jamais deixou esmorecer por suas dificuldades e buscou em sua Santa Padroeira a força e a fé que precisam para seguir seus caminhos.
Um povo de cultura, altruísmo, personalidade e fé, levam Santa Rita a ser uma das melhores cidades da Paraíba para se viver em harmonia e bem estar. Seu povo carrega em suas faces a marca dos espinhos e das gotas de sangue que simbolizam a dura vida. Mas um sangue chagado que lava a lama, assim como a três vezes admirável Santa Rita de Cássia, que chagada pelo sangue redentor, intercede ao pai celestial pela sua cidade e seu povo. Rogando assim brisas de rosas para que nada seja impossível na vida de seus devotos.
“Ô vem Santa Rita de Cássia, nossa padroeira e protetora, rogai pela tua terra, rogai pelo teu povo”.
Parabéns Santa Rita pelos seus 125 anos de Emancipação Politica.
Renan Lima da redação.