Dentre as reclamações e denúncias feitas pelos cidadãos no Procon de João Pessoa, Energisa e Cagepa são frequentemente lembradas. As duas prestadoras de serviços figuram no topo de reclamações feitas junto aos bancos e telefonia.
De acordo com a coordenadora-executiva do Procon-JP, Nadja Palitot, as principais reclamações que chegam ao órgão são devido à "má prestação de serviços, excesso de cobrança nas contas e pedido de ressarcimento por produtos que queimaram por conta do apagão".
Devido ao alto registro de reincidências, o Procon decidiu realizar um procedimento coletivo acerca das reclamações feitas. Este tipo de procedimento junta as reclamações semelhantes e ao invés de julgar uma a uma, as avalia coletivamente. Sendo assim, várias possíveis multas de baixo valor financeiro acabam se transformando em uma multa com valor alto.
Nadja adiantou que o resultado deste procedimento coletivo deve sair no final do mês de setembro e que é provável a aplicação de multa, que pode chegar a até 7 milhões de reais.
Além deste procedimento, a coordenadora-executiva do Procon alertou que pede para que seja avaliada a "possibilidade de não renovar a concessão da Energisa".