A menos de uma semana para o fim do prazo de filiação partidária e de troca de legenda para quem pretende disputar as eleições de 2014, os dirigentes dos partidos na Paraíba correm contra o tempo em busca de novos filiados e para atrair nomes de lideranças políticas que possam contribuir para o fortalecimento da legenda e para o sucesso nas urnas nas disputas do próximo ano.
Para disputar as eleições em 2014, é preciso se filiar até 5 de outubro, já que o prazo mínimo para filiação partidária, que precisa ser comprovado no ato do registro de candidatura, é de no mínimo um ano antes do pleito.
Apesar do corre-corre, articulações, reuniões e o agendamento de eventos para anunciar a chegada dos novos filiados, o clima é de mistério na maioria das legendas, que preferem anunciar os nomes no momento da assinatura da ficha de filiação, em eventos públicos, para não correr o risco de haver interferência no processo.
Por isso, os comandantes dos partidos estão se dedicando integralmente às costuras e negociações, com o objetivo de atrair nomes com peso eleitoral e, consequentemente, colocar em prática o projeto político de lançar candidaturas próprias, tanto na disputa majoritária, quanto na proporcional, ou até mesmo se coligar com outras legendas.
Filiações permanentes
Ao contrário dos outros partidos, o PT vem realizado uma campanha de filiações permanente. É o que afirma o presidente estadual da legenda na Paraíba, Rodrigo Soares. Segundo ele, os filiados surgem da participação cotidiana da militância nos movimentos populares. “Nossa tradição é diferente. A construção do nos quadro de filiados é permanente. Mas para as Eleições do próximo ano conseguimos o ingresso de várias lideranças, a exemplo do vereador Bira, que já é nosso filiado”, comentou.
Rodrigo Soares revelou que além da filiação do vereador de João Pessoa, Ubiratam Pereira, o Bira, o PT vai contar até o final deste mês com outras lideranças políticas, dentre elas, o filho do vereador Fernando Milanez (PMDB), Milanez Neto, que está em entendimento para ingressar no partido.
PSDB
O PSDB está fazendo uma campanha nacional de filiações. De acordo com o presidente estadual do partido na Paraíba, o deputado federal Ruy Carneiro, o trabalho vem sendo intenso e que deverá garantir o ingresso de várias lideranças para fortalecer o partido para as Eleições de 2014.
Segundo Ruy Carneiro, além das 11 filiações que o partido recebeu na semana passada, com nomes de lideranças como Flaviano Quinto, Emerson Panta, Dr. Galileu, Fabio Tyrone, Armando Abílio, Dunga Júnior, Dinaldinho Wanderley, Rinaldo Oliveira, Denilson Soares, Júnior Evangelista e Flora Diniz, deverá fechar a última semana destinada ao prazo para filiações, com o ingresso de outros nomes no ninho tucano.
“Estamos trabalhando de forma sigilosa e até o final da semana teremos novidades, outras lideranças deverão se filiar ao PSDB, e tenho certeza que ainda receberemos no PSDB vários amigos, inclusive o que já fizeram parte do partido”, afirmou.
PMDB tem projeto alternativo
De olho nas Eleições do próximo ano, o PMDB vem colocando em prática desde o mês de junho a realização de encontros regionais do partido e dos ciclos de debates intitulados ‘Pensando a Paraíba’, em vários municípios paraibanos. De acordo com o presidente estadual do PMDB, o ex-governador José Maranhão, a promoção desses eventos vem sendo um diferencial do partido, tanto para atrair novos filiados, como também para elaboração de um projeto alternativo de Governo para a Paraíba.
“Em cada evento registramos a filiação de lideranças da região, que aderem ao nosso projeto. Porque o PMDB tem um diferencial, por pregar a alternância do poder e já estamos com nosso pré-candidato ao Governo definido, que é o ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego”, declarou.
Maranhão ressaltou que no decorrer da semana deverá haver eventos do partido, para o anuncio das novas filiações ao PMDB e da permanência das principais lideranças.
“O PMDB da Paraíba entra em nova fase e avança decididamente na qualificação dos seus quadros, na construção da unidade e no fortalecimento do partido nos 223 municípios paraibanos, além de fortalecer a presença do PMDB Jovem e do PMDB Mulher em todo o Estado” comentou Maranhão.
Coordenada
Outro partido que está trabalhando para atrair filiados é o Democratas. Segundo o presidente estadual do partido, o ex-senador Efraim Morais, até a próxima quarta-feira deverá anunciar os nomes dos novos filiados da legenda na Paraíba.
“Não serão grandes medalhões, mas são lideranças que vão completar a chapa proporcional. O partido vai atrair pelo menos 10 lideranças, que vamos anunciar como filiados no decorrer da semana”, comentou Efraim Morais.
O presidente do Democratas na Paraíba disse ainda, que a meta do partido para 2014 é ampliar o número de parlamentares na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. “Queremos, na pior das hipóteses manter o número atual de quatro deputados estaduais e dois federal. Além disso, contribuir com nomes para composição da chapa majoritária, onde defendemos a manutenção da aliança de 2010, que elegeu o governador Ricardo Coutinho. Essa será a posição do nosso partido”, declarou.