Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Rita participaram, na Escola Jaime Lacet, no bairro Alto das Populares, da 3ª etapa da formação continuada do Programa Topper Educação pelo Esporte. A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Alpargatas.
Esta etapa é voltada para o desporto. Hoje, os profissionais participaram de uma oficina de voleibol. Pela manhã, aula teórica com informações sobre a história, os objetivos, as regras básicas e as estratégias metodológicas da modalidade. À tarde, eles participaram de uma aula prática. O curso foi ministrado pelo professor José Valentim de Souza.
Para a diretora do Departamento de Educação Física, Zuleide Lima, a formação continuada é fundamental para o profissional se atualizar. “O voleibol, por exemplo, é muito dinâmico. A cada dois anos as regras mudam, e os professores precisam ficar atentos a estas alterações, para não repassar aos alunos um regulamento desatualizado”, destacou.
O professor José Valentim de Souza ressaltou que a capacitação é um estímulo para os educadores, porque apresenta alternativas para trabalhar a atividade física de forma lúdica. “Sabemos das limitações que cada profissional enfrenta no seu dia a dia de trabalho. A motivação para fazer a diferença só depende dele”, disse.
José Valentim ressaltou sobre o papel social do esporte. “Nós [educadores físicos] temos uma missão muito difícil que é estimular as crianças e os adolescentes a gostar departicar esporte, para que eles não se tornem adultos sedentários ou entrem no submundo das drogas”.
A educadora física Telma Melz trabalha há dez anos na rede municipal de Santa Rita. Atualmente, dá aula na Escola Flávio Maroja Filho, em Tibiri II. Ela destacou que a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação e o Instituto Alpargatas trouxe mais comodidade aos profissionais.
“Sabemos que a capacitação é fundamental para nós que somos educadores. Mas a correria do dia a dia é grande, e muitos não conseguem fazer cursos para se manterem atualizados. Com a formação continuada do município, temos a oportunidade de nos reciclar e ainda reencontrar os colegas e trocar experiências”, comentou.
A 3ª etapa da formação continuada do Programa Topper Educação pelo Esporte continua no dia 2 de outubro, quando os profissionais participarão de uma Oficina de Futsal.
santarita1 com
secom